PDF^ Raspas da Memória
Raspas da Memória
Memórias SciELO
da memória, em 1885; ou como quando Müller e Pilzecker descreveram a con solidação da memória, em 1900. CASTELLANO (1987), numa metáfora muito vivida, comparou a memória com a luz das estrelas, "che può brillare ancora nella notte quando esse non esistono più".
TECNOLOGIA SOCIAL DA MEMÓRIA Museu da Pessoa
preservação da memória. • quê? – Além de documentos, objetos, monumentos e espaços, esta tecnologia propõe a valorização da memória das pessoas. • Por quê? – A memória e a história estão ligadas à construção da identidade de um grupo, bem como à mudança e à preservação de valores e visões de mundo.
O IMPACTO DAS EMOÇÕES NA MEMÓRIA: ALGUNS TEMAS EM ANÁLISE (1)
emoção e memória. Aliás o mesmo se pode dizer da memória. Apesar dos investigadores reconhecerem ser proveitoso distinguir, para fins teóricos e práticos, vários tipos ou sistemas de memória, o tipo de memória aqui analisado foi principalmente o da memória a longo prazo de natureza declarativa ou autobiográfica (e.g., Schacter, 1996).
La MEMORIA
•La teoria modale o multiprocesso della memoria fu elaborata da Atkinson e Shiffrin negli anni ‘70 (Atkinson e Shiffrin, 1968, 1971, 1977) ed è stata ampiamente rivista ed elaborata. •In accordo con tale modello, la memoria è suddivisa in vari processi, corrispondenti a diversi intervalli di tempo: registro sensoriale
MEMÓRIA E IDENTIDADE SOCIAL
característica, a partir da memória dos pais, da ocupação alemã da Alsácia e Lorena na Primeira Guerra, quando os soldados alemães eram apelidados de "capacetes pontudos", para a Segunda Guerra. Uma transferência por herança, por assim dizer. Além dessas diversas projeções, que podem ocorrer em relação a eventos, lugares e
0 Response to "PDF^ Raspas da Memória"
Post a Comment